quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Usina Digital entrega certificados a 60 jovens de Lauro de Freitas

O programa sócio-ambiental Usina Digital vai entregar certificados de capacitação para 60 alunos nesta quarta-feira (17), às 16h, na Casa do Trabalhador. O curso oferecer conhecimento técnico que inclui desenvolvimento de software, manutenção de micro-computadores e de rede de dados, além de formação humana. São abordados temas como ética, cidadania, relações humanas, meio ambiente e interação social. Os computadores recondicionados, a partir de aproveitamento de lixo digital, são doados a infocentros. Os formandos têm entre 16 e 24 anos. O evento contará com a presença da prefeita Moema Gramacho, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, e de representantes do Ministério da Comunicação e da ONU.

De acordo com a gerente operacional, Carla Coelho, em menos de dois anos o centro já doou cerca de 40 kits de 11 computadores para instituições de vários municípios baianos como Valença, Riacho de Santana, Simões Filho e Ilhéus. Entre as entidades beneficiadas estão associações, escolas, terreiros e igrejas. Além dos 60 jovens que concluem o curso, participarão do evento os outros 60 que estão ingressando neste semestre. O curso tem duração de cinco meses e compreende 380 horas de aula. Para as 60 vagas atuais se inscreveram 288 candidatos de localidades como Portão, Lagoa dos Patos, Centro e Areia Branca. Segundo Carla Coelho, 70% dos interessados são de Itinga. A meta para o próximo ano é formar 200 jovens por semestre.

O Usina Digital é o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Nordeste e único no Estado da Bahia. Gerido pela ONG Pangea, conta com apoio da prefeitura de Lauro de Freitas, que doou o espaço e oferece transporte aos alunos.

1 comentários:

O CRC/Bahia funciona num amplo e bem estruturado espaço físico, a USINA DIGITAL, onde equipamentos informáticos usados, recebidos através de doações, são recondicionados por jovens que recebem formação profissionalizante pela equipe de capacitação do Pangea.

A ação integrada do CRC promove benefícios em três linhas:

1. AMBIENTAL: reduzindo o volume dos resíduos tecnológico (lixo eletrônico) em aterros e outros pontos de descarte, além de aumentar a vida útil dos equipamentos;
2. SOCIAL: pela qualificação profissional e social e o apoio à inserção produtiva dos jovens participantes;
3. INCLUSÃO DIGITAL: com a distribuição dos equipamentos recondicionados para que sirvam à comunidade.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade