terça-feira, 2 de agosto de 2011

Praça de 12 mil metros quadrados é inaugurada em Buraquinho

A Praça de Buraquinho foi entregue à população pela prefeita Moema Gramacho, neste domingo (31), marcando a comemoração dos 49 anos de emancipação de Lauro de Freitas. Moradores e visitantes festejaram os 12 mil metros quadrados totalmente iluminados, incluindo quadras de futebol e vôlei de praia, estacionamento, sistema de drenagem de águas pluviais, rampas de acessibilidade para deficientes, carrossel infantil e ciclovia. A localidade também ganhou monumento de entrada, que representa a figura do pescador. O desenho foi produzido pelo artista plástico Celso Cunha sobre desenho do aluno da Escola Municipal Pedro Paranhos, Douglas Amoedo, que ganhou concurso realizado na rede pública para eleger o símbolo que seria o marco da região.

A secretária Chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, participou da cerimônia representado o governador do Estado Jaques Wagner. Duplamente feliz, a prefeita demonstrou alegria de entregar a praça à população e, ao mesmo tempo, comemorar os 29 anos da sua única filha, Michele Gramacho. “Hoje tem sido um dia maravilhoso por que além de dar ao povo esse equipamento, comemoro o maior tesouro da minha vida”, disse emocionada. A prefeita agradeceu a compreensão dos barraqueiros por esperaram tanto tempo pela construção do espaço. “Foram quase 50 anos aguardando”, frisou, lembrando que a luta pela reconstrução das barracas de praia continua. A obra viabilizada por uma Emenda Parlamentar com recurso do Ministério do Turismo.

Moema garantiu ainda a colocação de alambrados nas quadras de esporte, mais brinquedos infantis e equipamentos de ginástica. “Já contratamos 20 academias populares, estamos aguardando a entrega. Uma delas ficará aqui na praça”, assegurou. Para o presidente da Associação de Moradores e Empresários de Buraquinho, Maria Arleide Araújo, foi um presente para a comunidade receber totalmente revitalizado o espaço que foi palco para o filme Barravento de Glauber Rocha, primeiro longa metragem do cineasta. Apesar de somente lançado em 1962, começou a ser produzido em 1959 na praia de Buraquinho.

 “Antes tínhamos aqui apenas coqueiros e barracas improvisadas. Hoje ganhamos uma praça maravilhosa que ainda traz o marco da localidade. Sempre quis que Buraquinho tivesse um símbolo na entrada, assim como Lauro de Freitas tem o barquinho”, exemplificou. Com um leque de elogios a prefeita Moema Gramacho, a secretária Chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, destacou a importância do trabalho que vem sido desenvolvido em Lauro de Freitas. “Tenho testemunhado essa grande guerreira Moema Gramacho no exercício das suas atribuições. Ela procura a nós do governo, luta e consegue as parcerias para prosperidade do seu município. Isso é  desenvolvimento”, enfatizou a também moradora do município.

A obra da praça foi considerada sustentável pelo presidente da Colônia de Pescadores de Buraquinho, Jonas dos Santos, o Touro. Segundo ele, a nova estrutura gera emprego para o guardador de carro, barraqueiro, pescador e ambulante. “É melhoria para toda comunidade”, resumiu ele, lembrando que o espaço antes era uma invasão. De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes da Praia de Buraquinho, Rubens Brito, a praça é a consolidação de um sonho. “É um desejo realizado. A gente vem lutando por isso há muito tempo. Hoje a prefeita nós deu essa alegria”, finalizou Brito.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade