quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Música muda vida de 80 crianças e jovens de Lauro de Freitas


Há oito meses a música vem tomado conta da vida de 80 crianças e adolescentes do Loteamento Leila Diniz, na Chácara Taiti-Itinga. Com idade entre 2 e 14 anos, o grupo se encontra aos sábados para afinar as vozes na Escola Municipal Miguel Arraes, localizada no próprio bairro. O Coral Taiti Mirim, que traz o nome em homenagem a localidade, é mais que o contato com a arte. Além dos ensaios e apresentações, estão programadas atividades externas como visitas a parques, cinema, teatro e zoológico. O projeto social é coordenado pela Superintendência de Gestão Participativa da Prefeitura de Lauro de Freitas e está sob o comando da  musicista Maura Alves.

Filha de maestro e formada em violão pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maura acredita que a música eleva o espírito, ocupa a mente e ajuda a construir cidadãos de bem. “Essas pessoas carentes merecem sim ter a arte em suas vidas. É através dela que muitos jovens deixam as ruas, as drogas e a criminalidade”, frisou. A maestrina conta que o projeto tem mudado a rotina do grupo e de suas famílias. “Os mais pequeninos vão acompanhados pelas mães. Temos tido a chance de levar a música a todos da comunidade”, ressaltou.

O coral foi criado no final do ano passado e emocionou a todos na primeira apresentação, na festa de Natal para as famílias do Loteamento Leila Diniz. A performance se repetiu no sábado (13), na inauguração do Residencial Dona Lindu. Encantada, a primeira dama Fátima Mendonça, fez questão de cumprimentar a maestrina e as crianças. Empolgadas, muitas mães se tornaram voluntárias do projeto. “O coral está transformando a vida dessas crianças e até das suas famílias. O projeto tem que continuar e seria muito bom se todas as crianças tivessem essa oportunidade”, revela Eliana de Jesus Assunção Santiago, mãe de Sara Emily, 11 anos, e Esdras, 9.

O agradecimento ao apoio da prefeita Moema Gramacho veio através da canção Ter Moradia e Ser Feliz. “Se os sonhos se realizam, é porque alguém nele crer/ Todos temos o direito. Todos temos direito/ De moradia ter”, diz um trecho da canção. Maura, autora da música, que há alguns anos acompanha a vida política de Moema, revela admiração quando se refere à prefeita. “Ela é uma guerreira. Acho que ninguém representaria tão bem as mulheres como a nossa prefeita”, finalizou a musicista.

Ter Moradia e Ser Feliz

O que será que será. Foi o que sempre quis
Ter uma moradia, ter uma moradia
É poder viver feliz

Se os sonhos se realizam, é porque alguém nele crer
Todos temos o direito. Todos temos direito
De moradia ter

Somos gratos a você que um dia nos fez ver
O que prometeu cumpriu. O que prometeu cumpriu
Nós devemos a você

O sonho da casa própria todos querem realizar
Com o projeto minha casa, não foi causa perdida
Realizei a minha vida

Foi você que assumiu
E que assinou em baixo
Obrigado a você
Obrigado a você
Prefeita Moema Gramacho

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade