quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lauro de Freitas terá metrô até a Copa de 2014

Foto: JoãoRaimundo
A escolha do modal sobre trilhos para ligar Salvador a Lauro de Freitas foi anunciada hoje (11), numa coletiva à imprensa, na Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Recursos na ordem de 2,4 bilhões estão garantidos, por meio de empréstimo e do orçamento da União, para construção dos 22 quilômetros de metrô até a Copa de 2014. A opção pelo modelo de transporte, em vez da implantação exclusiva do sistema BRT (vias de ônibus moderno) agradou a prefeita Moema Gramacho, que participou do encontro ao lado do secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e do secretário de Trânsito e Transportes de Lauro de Freitas, Paulo Araújo.

“Essa foi à proposta que defendi desde o início. Não era possível pensar em mobilidade para Copa 2014 sem incluir a Região Metropolitana. Hoje a Estrada do Coco é extensão da Avenida Paralela”, reforçou a prefeita. O projeto contempla a entrada do metrô em Lauro de Freitas até a ponte do Rio Joanes. “Com certeza será uma obra mais duradoura que chega não somente a Salvador, mas adentra a RMS. Moema propôs a realização de uma audiência pública em Lauro de Freitas para que as duas prefeituras possam discutir o assunto mais profundamente.

O edital de licitação sairá entre 35 e 40 dias e as obras deverão ser iniciadas em janeiro de 2012. O secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, assegurou que a obra será concluída em dois anos. Segundo ele, o contrato será na modalidade de parceria público-privada (PPP), evitando as limitações das obras públicas. “O canteiro poderá ter cinco frentes de aproximadamente 5 km cada uma. Basta que tenhamos controle técnico, institucional e social sobre o trabalho, antes da Copa poderemos estar viajando de metrô em Salvador”, assegurou secretário.



A “linha 2”, entre o Acesso Norte e Lauro de Freitas, será interligada à “linha 1”, ambas alimentadas por outros modais de transporte, inclusive o BRT. As minúcias da opção de fazer uso do metrô como resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana de Salvador e Lauro de Freitas, foram publicadas no Diário Oficial de hoje (11). Participaram também da apresentação os secretários de Comunicação Social, Robinson Almeida, e de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e o secretário da Casa Civil de Salvador, João Leão.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade