terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lauro de Freitas abre III Conferência da Mulher nesta quarta-feira

“Mulher, Poder e Trabalho” é o tema que abre, nesta quarta-feira (24), às 18h, a III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, promovida pelo poder público de Lauro de Freitas, na Unime. A palestrante é a socióloga e pesquisadora do Centro de Estudos Afro Orientais (Ceafro) Vilma Reis. A Conferência traz como tema central “Combate à miséria e a pobreza, autonomia econômica, social e política”. Participam da membros da sociedade civil além de representantes de instituições, grupos e organizações de mulheres. Lauro de Freitas foi município pioneiro no Brasil na implantação Secretaria de Politica para Mulheres.

A Conferência segue na quinta-feira, que será dedicada a debater temas relevantes para o segmento, como “Erradicação da Pobreza”, com a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) Maria Morais, “Autonomia Econômica e Política da Mulher”, ministrada pela educadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, Carmen Silva, e “Educação inclusiva, antiracista, não sexista e não lesbofóbica”, com a educadora do Ceafro Lindinalva Barbosa.

Também na quinta-feira, a vereadora Edilene Paim fala sobre “Saúde da Mulher – Direitos Sexuais e Reprodutivos”, e as jornalistas Ceres Santos e Sueid Kinté abordam “Comunicação, a imagem da mulher na mídia". Serão palestrantes ainda a defensora pública Firmiane Venâncio (Prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher), Janete Suzart, do Fórum da Mulher Negra (Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia) e Valdeci Nascimento (Mulher e poder).

A secretária de Políticas para Mulheres, Mônica Elbachá, ressalta a atuação da gestão nos quesitos relacionados as mulheres. Para ela, a Conferência Municipal é oportuna para escutar as demandas da população feminina. “Pensamos nesse encontro como um momento em que as mulheres vão pontuar suas principais necessidades”, frisou.

As propostas da conferência municipal serão encaminhas a Conferência Estadual, que deverá acontecer entre os dias 21 e 23 de outubro. Essa terá cinco eixos temáticos principais: saúde, autonomia, educação, comunicação e cultura, prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência. A estadual é a prévia da Conferência Nacional que ocorrerá em dezembro.

Lauro de Freitas também foi um dos primeiros municípios da Bahia a implantar o Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG), que de 2009 a julho deste ano atendeu 1.918 vítimas de violência.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade