segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fanfarras dão show no desfile cívico de emancipação

As principais ruas do centro de Lauro de Freitas se encheram de cor e ritmos na manhã deste sábado, para homenagear os 49 anos de emancipação política do município.  Cerca de 3.500 alunos desfilaram pelas ruas do centro e cada escola destacava um aspecto da sua cultura e história. Nas faixas e cartazes, mensagens de paz e amor à cidade. O espetáculo, que se estendia por mais de um quilômetro, levou alegria e emoção a moradores e comerciantes, que assistiam das calçadas e janelas.

Mas foi a apresentação das fanfarras, composta por crianças e jovens de 7 a 24 anos, que mais chamou a atenção, confirmando a vocação da cidade para essa arte. “Eu amo fanfarra. Fico emocionada só de ver”, confessa a estudante Lícia Araújo. As fanfarras vieram com as escolas da rede municipal Pedro Paranhos, Lagoa dos Patos, Itamar Oliveira, Vida Nova, Quingoma de Fora, Solange Coelho e do Programa Escola Aberta. E convidadas como a Fanfarra da Escola Dois de Julho, em Salvador, além da campeã baiana Fanresol, de Lauro de Freitas.
As escolas saíram do final de linha dos ônibus. Mesmo sob ameaça de chuva, os estudantes mostraram animação em todo o percurso de três quilômetros até a Praça da Matriz.  Capoeiristas e grupos de dança, embalados pelo ritmo dos pandeiros e berimbaus, saudavam a população.

A prefeita Moema Gramacho assistiu a apresentação em um palanque armado no final do trajeto, acompanhada pelo vice-prefeito João Oliveira, secretários e convidados. Até a passagem das escolas de educação infantil e creches. Nesse momento a prefeita foi para o meio da escola, dançou e cantou com os pequeninos e se emocionou com um grupo de crianças vestidas de Irmã Dulce.

 “O Cortejo cívico é o resgate da historia de Lauro de Freitas. Além disso, demonstra a preocupação dos diretores e professores de trazer para os alunos a importância de suas raízes. É momento lindo de cidadania”, exclamou Moema.

O secretário de Educação, Paulo Aquino, explica que este ano os alunos trouxeram para as ruas o tema Paz, Amor e Natureza nos 49 anos. “Além de abordar esse tema, foram homenageadas as figuras históricas de nossa cidade como Mãe Mirinha de Portão, Raimundo do Bankoma e Antônio Caranguejo”. Aquino também destacou a importância das fanfarras. “Resgatamos esses grupos, o que significa também promover a inclusão social por meio da música”. 
A fanfarra da escola Vida Nova entoou o hino de Lauro de Freitas e emocionou a aposentada Ana Eunice Conceição, que assistia ao espetáculo com os filhos e netos. “Que hino lindo e interpretado dessa maneira é contagiante” declarou Ana. Maria Alves dos Santos e o filho Erivelton Santos de Paula aplaudiram a passagem da escola. “Aqui, além de me divertir, estou aprendendo como a cidade que eu nasci é rica em história”. Depois das escolas, os partidos políticos ocuparam as ruas com a militância e trios elétricos.

As comemorações continuam neste domingo, 31. Às 8h será celebrada  Missa Festiva dos 49 anos de Emancipação, na Igreja da Matriz Santo Amaro de Ipitanga, Centro. Às 11h, haverá a inauguração da Praça de Buraquinho, cuja orla foi totalmente urbanizada. No período da tarde, as apresentações dos 16 grupos culturais, na Praça da Matriz começa às 14h.  Às 16h, se apresentam as bandas O Prumo e Anjos do Arrocha. O momento mais esperado acontecerá com a apresentação  Banda Calypso, que sobe ao palco às 20h.

(Fotos: João Raimundo e Danilo Magalhães)

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade