quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fala Escritor comemora dois anos de atividades literárias


Durante a programação de aniversário, o grupo homenageará Jorge Amado, o grande ícone da Literatura Universal e o criador da baianidade

No dia 8 de agosto de 2009, o projeto Fala Escritor realizou sua primeira edição e, desde então, mensalmente promove recital de poesia, lançamento de livros, conferências literárias, apresentações musicais, entre outras ações ligadas ao livros e a literatura. Para edição especial de aniversário de dois anos, que será realizada no dia 13 de agosto (sábado), a partir das 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Espaço Glauber Rocha) foi convidada a escritora e atriz, Inaê, que fará uma performance especial, e ainda discorrerá sobre seu  trabalho poético e teatral.
A programação conta também, com o tradicional recital de poesia do “Fala”, apresentação musical de Iara Castro e lançamento do livro de Terezinha Teixeira Santos "As dores da seca", um romance que retrata nuances, hábitos e costumes do sertanejo, narrando à história de retirantes da seca de 1939. No quadro Quem é o Escritor, o projeto homenageia o poeta Luiz Menezes de Miranda.
Segundo Valdeck Almeida de Jesus, um dos integrantes do grupo, o mês de agosto é mágico para o projeto Fala Escritor. “São dois anos promovendo a poesia, o livro e os escritores baianos. Muita água rolou, muitos poetas e poetisas participaram das apresentações e encantaram a plateia com a magia da palavra e das performances poéticas. Tudo aliado à boa música, palestras relativas ao mundo literário, lançamentos de livros e muita amizade”. E por falar em aniversário, Jorge Amado completaria 99 anos em 10 de agosto de 2011. A edição do Fala Escritor homenageia o grande artista da palavra, Jorge, o Amado!
Com o lema “Aqui você acontece!”, o projeto Fala Escritor abre suas portas para poetas, cronistas, contadores de causos e de histórias, além de outros artistas que queiram mostrar sua arte.  Os interessados devem confirmar presença, através do e-mail: falaescritor@hotmail.com  .
O projeto Fala Escritor começou com a iniciativa do historiador Leandro de Assis em parceria com os jornalistas Valdeck Almeida de Jesus e Carlos Souza, a blogueira Delirium, a filósofa Fau Ferreira, o sindicalista e cientista social Grigório Rocha e a administradora e estudante de letras Renata Rimet. No primeiro ano eles realizaram dez edições comuns do Fala Escritor e uma edição especial no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, levaram o projeto ao Fórum Social Mundial Temático – Bahia; lançaram o livro Fala Escritor em Prosa e Poesia, e promoveram o lançamento de mais 21 livros de diversos autores, além de abrir espaço para poetas e poetisas recitarem seus poemas. Atualmente a equipe é composta por Carlos Souza, Cymar Gaivota, Fau Ferreira, Leandro de Assis, Pinho Sannasc, Renata Rimet e Valdeck Almeida de Jesus.

Serviço:
O que: Fala Escritor especial dois anos
Onde: Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi (Espaço Glauber Rocha).
Quando: Dia 13 de agosto (sábado), a partir das 18h.
Entrada: Gratuita

1 comentários:

O Projeto Fala Escritor é uma experiência que deu certo. No espaço e no tempo já tem marca registrada. Ali é o porto seguro de todos: poetas, cantadores, recitadores, declamadores, palestrantes, livreiros, autores, músicos, artistas da palavra.

Parabéns a todos os participantes e à equipe que organiza o evento.

Valdeck Almeida de Jesus
Poeta, Escritor e Jornalista
www.galinhapulando.com

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade