terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encontro traz mestres da capoeira a Lauro de Freitas



Município com uma das maiores concentrações de mestres, contramestres e praticantes, Lauro de Freitas realiza durante toda a semana o 5º Encontro Nacional de Capoeira. Aberto no sábado (20), com uma caminhada que reuniu mais de mil capoeiristas, o Encontro vai até o dia 27, sábado. Nesta quarta-feira (24) haverá palestra sobre capoeira Regional e Angola, e na sexta-feira, a consultora da ONU Hayde Caruzo fala sobre Segurança Cidadã, na sede da ACALFI - Associação de Capoeira Filhos da Bahia, em Itinga, às 18h.

No encerramento, sábado, centenas de jovens e alunos da rede municipal de ensino participam do XXV Batizado de Capoeira do Grupo Filhos da Bahia, XI Batizado de Capoeira do Projeto CAIC, IX Batizado de Capoeira do Programa Cadetes Mirins, III Encontro dos Alunos da Escola Aberta, no Ginásio de Esportes da Unime, com presença já confirmada de mestres de vários estados, da Holanda, Portugal e outros paises. As atividades antecipam as homenagens pelos Dia da Capoeira, comemorado em 22 de setembro. Organizadora do Encontro, a Associação conta com a parceria das secretarias municipais de Educação (Semed), Cultura (Secult), e Trabalho Esporte e Lazer (Setrel).

Para Mestre Sérgio, presidente da Associação, a capoeira só tem crescido no município. Ele lembrou o apoio dado pela gestão à arte. “Somos parceiros e a prefeita Moema Gramacho sempre fez muito pelo nosso esporte”, frisou. Em seis anos de administração foram implementados projetos como o Pólo de Capoeira, em parceria com o Sebrae, cujo produto referência é a Orquestra de Berimbaus. O Pólo capacita capoeiristas e os torna empreendedores.

Desde o início da gestão, em 2005, a capoeira faz parte do calendário letivo das escolas municipais. Defensor da arte como forma de inclusão social, Mestre Sérgio considera que a capoeira é capaz de evitar que os jovens sejam cooptados pela criminalidade. Segundo ele, dos quase três mil associados, mais de 80% são carentes e, vários deles em algum momento de suas vidas, se envolveu com drogas e crimes. “Graças à capoeira, hoje eles tem outra realidade”, afirmou.

CAMINHADA - Uma caminhada de quatro quilômetros, saída do Parque São Paulo, em Itinga, rumo ao Largo do Caranguejo marcou o início da programação que já se tornou tradicional no município. Ao som de um mini-trio que trouxe a banda Zambiã, cerca de mil pessoas incluindo mestres, contramestres e alunos fizeram o percurso mostrando todo gingado darte. Rodas de capoeira e o toque do berimbau fizeram a beleza do evento. De acordo com a adolescente Adriana Santos, 15 anos, que há três pratica a capoeira, a arte traz muitos benefícios. “Além de ocupar a mente, ela nós torna mais organizados e mais tranqüilos. Antes não queria nada, só aprontar. Hoje estudo, faço capoeira e ainda ajudo quem está começando”, contou a jovem.

Participaram do evento junto com estudantes das escolas públicas municipais, membros do Grupo Filhos da Bahia de Salvador, além de capoeiristas da Paraíba, Pernambuco e Fortaleza. Nomes locais como Mestre Dino, Mestre Bobô, Mestre Reginaldo, Mestre Geraldo e muitos outros.

1 comentários:

Ainda Bem que a capoeira não precisou de recursos da prefeitura para fazer este evento, pois fiz serviços de transportes para COPA 2 DE JULHO no ano passado e até hoje não recebi. Soube que os fornecedores desse ano também tomaram o calote. Isto é uma vergonha. Deixa ela ser candidata a qualquer coisa mais uma vez.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade