quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cooperativa ganha veículo para intensificar coleta seletiva em Lauro de Freitas

Foto: João Raimundo
O fortalecimento da parceria público-privada está fomentando o crescimento sustentável de Lauro de Freitas. A multinacional Ecolab, com filial no município há seis meses, doou uma caminhonete, por meio da Lei Municipal de Contrapartida, para a secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Smarh). O veículo será utilizado pela cooperativa de catadores Amigos do Planeta para o transporte dos resíduos recicláveis. “Esperamos poder contar com a sensibilidade dos empresários locais para que possamos avançar cada vez mais na luta pela preservação do meio ambiente” – salientou o secretário da Smarh, Vidigal Cafezeiro.

O presidente da cooperativa contemplada, Manoel Basílio, comemorou a iniciativa que vai potencializar a reciclagem no município. “A prefeitura está tendo o entendimento de que a coleta seletiva faz a diferença para a cidade e para os catadores”. De acordo com Cafezeiro, outras empresas deverão contribuir com o combustível e a manutenção do veículo. A prefeitura começou a incentivar a reciclagem dentro dos próprios órgãos da administração municipal. A intenção atual é partir para os condomínios e as residências, tornando a coleta seletiva uma prática da população.

A Cooperativa Amigos do Planeta, sediada em Portão, foi fundada em 2004 a partir de grupos de catadores, desempregados, ex-usuários de drogas, e conta hoje com 13 cooperados. Atualmente recolhe cerca de 40 toneladas de resíduos sólidos por mês no município. Além de reduzir o impacto do lixo sobre o meio ambiente, a instituição dá exemplo à sociedade de sustentabilidade ao mesmo tempo em que garante renda a pessoas carentes de Lauro de Freitas.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade