domingo, 14 de agosto de 2011

Baianas de Lauro de Freitas ganham vestimenta

Entrega dos Kits as Baianas - Foto - João Raimundo
Com alegria, 60 baianas de Lauro de Freitas receberam kits contendo tecido para vestimenta característica. A entrega foi feita, na sexta-feira (12), pela prefeita Moema Gramacho e o secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Num ato simbólico, as três baianas mais velhas do município receberam das mãos da prefeita as novas vestes. Mais de 60 compareceram ao evento.

Mãe Celina da Conceição, 76 anos, fala orgulhosa da sua atuação nas festas e cortejos culturais da cidade desde 1983. “Da minha casa saem mais de 26 baianas, incluindo filhas biológicas, netas e filhas de santo”. Ela conta que em muitas ocasiões cedeu suas próprias roupas. “Veio em boa hora por que meus panos já estão velhinhos”.

Depois do típico banho de pipoca, a prefeita Moema Gramacho destacou a relevância das baianas para a história do município. “São especiais por que tem o dom de aproximar as pessoas pela fé. Esse kit era um desejo antigo e que agora conseguimos realizar. Nossa baianas que irradiam tanta beleza agora irão ficar ainda mais bonitas”.

Moema fez questão de lembrar da Oficina de Baianas, construída no Terminal Turístico, onde funciona também oferecida pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Suppir) e a Oficina de Capoeira. “O espaço é de vocês. Queremos muito que essa área seja muito bem aproveitada”, concluiu a prefeita. O secretário de Cultura, Antônio Lírio, finalizou destacando o brilho das baianas. “Nossos eventos não seriam os mesmos sem a presença delas”.

1 comentários:

Isso é uma verdadeira infamia!!!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade