quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Amantes do Conhecimento" reuniu mais de 100 pessoas em Lauro de Freitas



Por Tássio Revelat* 


Foi realizado no último domingo (7) nas Aldeias SOS o evento: "Amantes do Conhecimento: Ritos e Ditos de uma arte Ipitanguense". O Sarau lítero-musical foi marcado por belíssimas apresentações de dança, contação de estórias, música, poesia, artes plásticas e teatro.

O público ficou encantado com as estórias da escritora Rosa Flor, as reflexões de Valdeck de Almeida, Jussara e Tina Tude, a poética de Luiz Ramos, Aloísio Lisboa e Renata Rimet. Mais de 100 pessoas puderam contemplar também a magia e a beleza das danças Árabes mediante a apresentação da bailarina Miliane Tahira, bem como aenergia contagiante do grupo Bambolê.

As Telas de Ilda Loureiro e Luiz Ramos contagiaram o ambiente, onde as crianças e adolescentes das Aldeias SOS deram muitas risadas com apresentação do palhaço e ator Marcos Moreira, ao passo que os adultos ficaram sensibilizados com amostra musical de Jô Santana, que cantou de forma brilhante uma música de Roberto Carlos.

A gestora cultural Tina Tude falou sobre a importância do reconhecimento do território, da história, e das referências culturais da localidade de ipitanga, do tupi: “ água vermelha”( nome primitivo que remete à origem indígena ). Já o poeta e historiador Tássio Revelat falou sobre o único livro didático que aborda aspectos da história, geografia e cultura de Lauro de Freitas.

Jussara, diretora das Aldeias SOS, ficou emocionada e agradeceu pela parceria firmada entre o projeto Amantes do Conhecimento e as Aldeias SOS.

Mais de 15 funcionários da ONG, sob a supervisão de Elias, grande incentivador do sarau, ficaram responsáveis pelo apoio técnico e deram um show no atendimento aos convidados. Entre eles: Coriolano Oliveira, empresário e mobilizador cultural, e Mariana Assunção, formada em Marketing e Militante.

O evento foi realizado pelas Aldeias SOS e não teve apoio e nem a presença de representantes da Secretaria de Cultura. Apesar da ausência do poder público o evento foi um sucesso, pois, contou com a colaboração de vários artistas, funcionários da ONG, do projeto Fala Escritor e do Café com Notícias.

O projeto Amantes do Conhecimento, idealizado por Tássio Revelat, pretende implementar nas Aldeias SOS oficinas de Teatro, Música e Dança. O objetivo do projeto é promover uma profunda reflexão sobre os valores humanos e aspectos da História e Cultura de Lauro de Freitas, utilizando com ferramenta didática as linguagens artísticas.

Historiador / Pós-graduado em Docência do Ensino Superior/ Escritor / Consultoria em Projetos Educacionais/ Elaboração e Gestão de Projetos Sociais

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade