sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sorteio do Minha Casa Minha Vida se transforma em festa para famílias contempladas



Prefeita Moema e o presidente da Caixa
visitam conjunto do Minha Casa Minha Vida
Foto: João Raimundo

O sonho da casa própria está virando realidade para milhares de famílias carentes de Lauro de Freitas. Nesta quinta e sexta-feira (30 e 1), beneficiários do programa habitacional Minha Casa Minha Vida participaram de sorteio que definiu os proprietários dos apartamentos do Conjunto Dona Lindu, no Alto do Picuaia. À tarde, o conjunto de 45 prédios e 1.132 apartamentos foi visitado pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda, acompanhado pela prefeita Moema Gramacho e o superintendente da CEF na Bahia, Aristóteles Menezes. O conjunto será inaugurado no dia 15.

Jorge Hereda se declarou encantado com o padrão dos imóveis e disse que Lauro de Freitas ganhou um novo bairro planejado. “É uma grande satisfação participar da história dessas famílias, a Caixa tem o papel transformador. Em 150 anos, o foco da instituição é proporcionar qualidade de vida com o sonho da casa própria e é isto que estamos fazendo aqui”, completa. Hereda também ressaltou que a prefeita, Moema Gramacho tem papel fundamental neste processo. “Ela é uma das maiores captadora de recursos federais e, principalmente, em habitação”.

Sortei MCMV - Picuaia
Foto: Danilo Magalhães
SORTEIO - Os contemplados não escondiam a felicidade. Apenas aos 84 anos, a aposentada Angelina Maria de Jesus terá seu primeiro imóvel. “Graças a Deus chegou o dia. Com certeza minha vida vai melhorar”. Sempre morando de aluguel, Lindinalva Figueiredo Pereira diz que sua renda é comprometida e que “quase não consegue sobreviver”. “Agora terei mais opções de lazer, uma melhor qualidade de vida” - festeja.

A prefeita, Moema Gramacho, participou do sorteio. “É um momento de muita alegria. Mais um sonho concretizado de garantir um lar para quem precisa”. Ela salientou a responsabilidade que os moradores terão com seus novos bens: “É um espaço de convivência. Vocês vão ter de dar manutenção para deixar tudo limpinho, organizado. Cuidem do patrimônio de vocês”.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lourdes Lobo, a escolha pelos beneficiários passou por rígido levantamento, seguindo critérios do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica e da Prefeitura. As prioridades, na ordem, são: menor renda, ser morador do município, ter alguma deficiência e ser idoso. Entre os dias 4 e 7, os contemplados, que fazem parte da faixa de renda familiar até três salários mínimos, farão a vistoria dos apartamentos.

Para o superintendente da Caixa Econômica na Bahia, Aristóteles Menezes, o Minha Casa Minha Vida representa uma “mudança de parâmetro, até para a Caixa que está acostumada com programas de habitação”. De acordo com ele, foram contratadas por volta de 8 mil unidades no município. Menezes calcula que, ao todo, serão mais de 24 mil pessoas beneficiadas. “Lauro de Freitas é um dos municípios, proporcionalmente a população, mais beneficiados do país” – garante ele. O superintendente aponta o sucesso à parceria entre a Caixa Econômica, a prefeitura e o governo do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade