sábado, 9 de julho de 2011

Prefeitura apresenta projeto de obra estratégica contra enchentes

Lauro de Freitas vai iniciar obra estratégica para minimizar o problema das enchentes em períodos de chuva. O Córrego dos Irmãos, que atravessa a Estrada do Coco e segue paralelo a avenida Luiz Tarquínio, terá seu leito desviado próximo a entrada de Portão diretamente para Buraquinho, onde deságua no rio Joanes.

Para apresentar o projeto e debater a obra, orçada em pouco mais de R$6,5 milhões, a prefeitura organiza audiência pública, que será realizada no dia 20, às 19h, na Unime.

A intervenção evitará que o acúmulo de águas durante chuvas mais fortes, resulte no transbordamento do canal na altura da Avenida Luiz Tarquínio. Neste trecho, o córrego, com leito mais baixo, servirá para escoar apenas a água proveniente do Centro.

A intervenção resulta do Estudo de Bacias, realizado em 2007. Recentemente revisado e aprovado pela Caixa Econômica Federal, o projeto será executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). As obras, custeadas pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC 2), por meio do Ministério das Cidades, incluem a revitalização de duas lagoas, que servirão como regularizadoras do fluxo, e a construção de 1500 metros de canal.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (6), aos moradores do loteamento Portão do Sol, em Buraquinho. O segundo trechos da obra inclui recuperação de lagoa que fica dentro do loteamento. Na ocasião, a prefeita, Moema Gramacho anunciou revitalização da área do entorno e uma parceria para a pavimentação das ruas do Portão do Sol. Nos últimos anos, a prefeitura realizou diversas intervenções nos rios, córregos e canais, com limpeza e dragagem, que resultaram na diminuição das enchentes, ano a ano, em todo o município.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade