terça-feira, 5 de julho de 2011

Moema ouve a população em mutirão de cidadania

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, abriu oficialmente o projeto Ação de Cidadania, que acontece até domingo (10) na localidade de Jardim Metrópole, em Itinga. Moema percorreu os estandes e ouviu a população. Todas as secretarias municipais participam da iniciativa, prestando serviços. Tendas com biblioteca, orientação jurídica, dicas da saúde, de trânsito e da defesa civil foram instaladas ao lado da unidade móvel do cadastramento do Bolsa Família. Mais adiante, atividades culturais e oficinas educativas atraiam os mais jovens.

Nos estandes e unidades móveis de saúde, estão sendo oferecidos exames como mamografia, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e preventiva ginecológico, além de atendimento médico clínico, odontológico e vacinação. “É uma felicidade para nós poder prestar estes serviços na própria localidade” – exclamou a prefeita Moema Gramacho.

O mutirão inclui ainda serviços de infraestrutura como limpeza das ruas, pintura de meio fio, melhoria da iluminação pública, ordenamento do solo, poda de árvores, fechamento de buracos das vias e manutenção do sistema pluvial de esgotamento. “Estamos envolvendo a comunidade para discutir o bairro” – destacou Moema. De acordo com ela, a ação será continuada e o projeto “é uma forma de detectar os principais problemas da comunidade. A prefeitura continuará atuando, de forma mais precisa, na localidade”. 

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasci), Lourdes Lobo, explicou que a “busca ativa” pelos mais necessitados, um dos focos do Ação de Cidadania e tendência das políticas sociais brasileiras, é realizada no município desde 2005. O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) são instrumentos da Semasci que integram o projeto. Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, a divulgação dos serviços prestados pela rede municipal é um dos diferenciais da iniciativa. “Ainda há muita desinformação”. E completa: “o governo Moema prefere ação do que propaganda”. Galvão chama atenção para a quantidade de mamografias disponibilizadas durante os sete dias da ação: 269.

Os moradores da localidade contam com os serviços de 17 órgãos simultaneamente. “O projeto é muito bom. Continuando assim vai ser ótimo. Se houver isto em cada loteamento, as coisas serão bem melhores para todos” – salientou Antônia Araújo, mais conhecida como Branca, que mora no Jardim Metrópole há mais de 20 anos. Outra moradora, Araci Cerqueira da Silva, aproveitou para regularizar o Bolsa Família e levar a sogra ao médico. O Ação de Cidadania acorrerá a cada mês, com duração de uma semana, nas localidades mais necessitadas de Lauro de Freitas.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade