segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lauro de Freitas realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional


Lauro de Freitas, referência nacional em desenvolvimento de ações na área de Assistência Social, realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontecerá nesta terça-feira (18), na Unime, e contará com a participação de usuários dos equipamentos públicos de assistência social, profissionais da área, representantes de entidades, autoridades e pesquisadores.


Palestras irão ajudar no aprofundamento das discussões enquanto serão apresentados trabalhos acadêmicos sobre equipamentos municipais como o Restaurante Popular, o Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária. O tema da conferência é o mesmo da edição nacional, que será realizada em novembro: Alimentação Adequada e Saudável: Direitos de Todos.


O evento abordará as ameaças e perspectivas em relação ao direito à alimentação, a criação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Para embasar as discussões, foram realizadas pré-conferências, em junho, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Portão, Itinga, Areia Branca e Vila Praiana. Nestes encontros foram escolhidos os delegados de cada localidade. O evento será conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). De acordo com o regimento estabelecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), a “conferência terá por objetivo geral construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável”.

Os dois eixos temáticos para discussão serão: “Construindo um diagnóstico sobre a insegurança alimentar no município e identificando experiências exitosas de promoção da segurança alimentar”; e “O que é o PLANO? - Construindo sugestões e pautas para um plano de segurança alimentar e nutricional no município”. Será apresentado também o Filme Nacional da IV Conferência. Para participar, os interessados poderão se inscrever no local do evento, das 8h às 8:45h. Ao final do encontro, será redigido documento com as propostas e realizada a eleição dos delegados para a conferência territorial (21 a 24 de julho). A Estadual acontecerá em setembro.

Equipamentos - As políticas de segurança alimentar de Lauro de Freitas se destacam no cenário nacional, principalmente pelos equipamentos que garantem a melhoria da saúde da população. Em menos de três anos de funcionamento, o Restaurante Popular já serviu mais de 2 milhões de refeições, cumprindo a meta de 3 mil por dia. O Banco de Alimentos é responsável pelo abastecimento de 26 entidades registradas como de utilidade pública. A Cozinha Comunitária, que será inaugurada em breve, terá por finalidade, além de servir refeições aos mais carentes, estimular a alimentação saudável no município.

Fotos: João Raimundo

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade