sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lauro de Freitas discute saúde na 5ª Conferência Municipal

Conferência de Saúde - Foto: João Raimundo
Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Lauro de Freitas será realizada, de 6 a 8 de julho, na Casa do Trabalhador (Centro). Durante o evento serão discutidas as sugestões apontadas pelas comunidades nas pré-conferências ocorridas em junho nos bairros do Caji, Portão, Areia Branca, Itinga e Centro.

A coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Dantas, explicou que o evento visa buscar o melhor funcionamento da saúde no município. “Pontuamos as principais demandas nas pré-conferências e agora vamos discuti-las de forma mais ampla”, considerou Dantas. Da Conferência Municipal sairão sugestões que serão levadas à 14ª Conferência Estadual de Saúde, e os delegados que rep0resentarão o município nessa instância.

Dentre as principais propostas discutidas nas pré-conferências estão à implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Caji; realização da coleta para exames laboratoriais nas Unidades de Saúde da Família; aumento de vagas na regulação; concurso público para preencher áreas descobertas; incremento na segurança; priorização do atendimento a idosos, gestantes e crianças de colo; regularização na distribuição de medicamentos e insumos; aquisição de ambulância; melhoria do saneamento básico e da coleta de lixo.

A palestra de abertura com o tema principal da conferência, destacando o eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, será ministrada por Washington Luiz Abreu, coordenador do Sistema de Planejamento do SUS na Bahia, desde 2007, e da Política de Gestão Estratégica e Participativa, desde 2009.  Atrações culturais como teatro de bonecos e show de sax também integram a programação.

No segundo dia está prevista a exibição de filme sobre a construção do SUS e explanação de painéis com participação da comunidade.  Para encerrar o evento, no dia 08, será realizada a apresentação dos trabalhos de grupo, eleição dos delegados para a etapa estadual e encerramento com apresentação cultural seguida de coffee break.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade