sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fabiano Bluz da a sua opinião sobre conflito entre blogs

Por Fabiano Bluz


Fabiano Bluz
Jornalista e Radialista
Blogueiro do

Portal Fala Cidadão
A cada dia que passa eu fico mais abismado com a situação da mídia em nosso pais. Claro, sabemos que os interesses de cada uma converge na tal audiência, que lógico, gera a publicidade, fonte de renda dos veículos de comunicação em geral.

Observo que a Globo e Record estão sempre "brigando", mas o que me chama atenção é que no final todas são coorporativas e buscam indiretamente o interesse coletivo, pois só ganha dinheiro com a diversidade de programas e conteúdo.

A Globo com uma linha mais classe A e B e a Record com a linha focada para a classe B e C. Isso é Marketing, identificar o público alvo e trabalhar em cima dele para obter o resultado positivo (a grana).

Quando o helicóptero da Record caiu o Globocop pousou para prestar o devido socorro, isso se chama humanidade, no meu empresarial, corporativismo.

Em Lauro de Freitas, estamos esquecendo o nosso principal objetivo quanto veículo de comunicação em nossa cidade, e quando escrevo isso direciono para todos inclusive a mim. Sabemos dos interesses políticos de cada um blogueiro, radialista, dono de emissora de TV ou impressos, mas precisamos a aprender a nos blindar, a ser corporativistas.

Sabe por que os blogueiros de nossa cidade não são valorizados? Devido a estas picuinhas e a estes interesses medíocres.

Tenho em meu blog o link de quase todos os blogs e sites do município de Lauro de Freitas, procuro ler todos, todos os dias, vejo as informações que cada um está noticiando, colocando a matéria dentro do seu ponto de vista e do seu interesse, pois sabemos que não existe imparcialidade, "o ser humano por mais que ele queira se isentar da informação termina respingando na notícia o seu interesse pessoal." declaração de um grande amigo meu jornalista e "macaco velho" no ramo.

Como alguns colegas da área minha formação jornalística começou na UNIBAHIA, sob a coordenação geral do jornalista e professor Sérgio Matos. Não terminei o curso devido a alguns problemas pessoais, estarei retornando a faculdade neste segundo semestre para concluí-la. Mas isso não me impede de escrever e expor minha opinião, por sinal não com muita freqüência, mais preencho a lacuna das matérias trazendo outras notícias de outros sites e blogs que destacam o município de Lauro de Freitas em qualquer editoria, sempre identificando a sua fonte.

Sei que cada um blogueiro tem o seu perfil, e respeito isso, me considero corporativista, porque em alguns momentos usei o meu veículo para defender os colegas jornalistas (todos somos jornalistas, se fizermos uma retrospectiva na história mundial veremos que os jornalistas de outrora eram profissionais da área de direito, medicina, contabilidade, professores e outras profissões da época que eram regulamentadas), discussões entre parlamentares e blogueiro, censura que o blog sofreu, descaso do comércio com referência a investimento publicitário nos veículos.

Esta na hora desta "briga" acabar e focarmos no real objetivo que cada um tem, e se um blogueiro ou qualquer outro colega de profissão estiver fazendo algo que não condiz com a ética profissional vamos chamar pessoalmente conversar, discutir, e chegar a um denominador comum e fortalecer a nossa categoria.

Os interesses pessoais e políticos não vão deixar de existir em nenhum veículo e a tal independência jornalística, esta é pior, não existe mesmo, todo veículo depende de um grupo ou de alguém e isso não tem para onde correr.

Enquanto aos tipos de blogs e sites que existem são importante, uns com matérias mais "técnicas", outros mais populares (fofoca), mais todos com um único foco, noticiar o fato com mais seriedade ou irreverência, isso é democracia.

Companheiros blogueiros vocês ainda não perceberam temos a maior audiência de Lauro de Freitas, estamos em todos os lugares, somos acessados pelo PC, Notebook, IPad, Celular, e em diversos pontos da cidade e do mundo, e hoje acontecerá a primeira discussão entre blogueiros da nossa cidade e poderemos realizar um debate rico e salutar, com resultados positivos e com certeza, poder dá nossa contribuição para os nossos leitores e até mesmo para os políticos da nossa cidade.

Convoco a todos os blogueiros de Lauro de Freitas, vamos largar esta briga interna de lado, pois foi deste jeito que Troia perdeu a guerra, com conflitos internos de dentro para fora, vamos respeitar o espaço do outro, e por último vamos ser parceiros e não inimigos e nos fortalecermos.

3 comentários:

Concordo, Fabiano. Gostei do post e da sua postura. Acho que ratifica um pouco do que escrevi no Blog. Te vejo no debate.
Abs.
Yuri Almeida

Imagine onde chegaremos com esse blogueiros tão comprometidos politicamente em apoiar pré candidaturas do PT que distoam completamente da vontade da militância. Ridículo alguem imaginar que Ápio Vinagre passa na convenção do PT quando todo mundo sabe que ele não tem o apoio sequer da tendência dele. Pra quem não sabe no PT de Lauro de Freitas tem representantes das tendências 2 de julho, Construindo um novo Brasil, Movimento PT, da Esquerda, Democrática e Popular, Democracia Socialista, Articulação de Esquerda, Reencantar e Independentes. Desse grupos aí Vinagre só tem o apoio de parte da Reencantar. Sendo assim, como poderá ser o candidato do PT? Por imposição da Prefeita Moema Gramacho? Só se for para sofrer uma derrota nunca vista em Lauro de Freitas.

Concordo, Binho e conto comigo, sempre, para unir. Mas unir em torno, aos lados e na frente e atrás do melhor para Lauro de Freitas : Chico Franco.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade