quinta-feira, 7 de julho de 2011

Experiência de Lauro de Freitas no combate ao câncer de mama é destaque em Fórum

Fórum baiano de saúde da mama - Foto: João Raimundo
“Uma vencedora do câncer e idealizadora do Fórum Baiano de Saúde da Mama”, assim a presidente das Voluntárias Sociais e primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, se referiu a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, na abertura do Fórum, nesta quinta-feira (7), em Salvador. Fátima destacou a importância do engajamento do poder público e sociedade na prevenção e combate à doença. “E você, Moema, será nossa porta-estandarte”, revelou.

O evento foi realizado pela Fundação José Silveira e Instituto Eco Desenvolvimento em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. “Sinto que agora estamos no caminho certo, não teremos apenas um mês para lembrar a gravidade dessa doença, como o Outubro Rosa, mas vamos transformar em momento para discutir ideias e apontar soluções. À frente, das Voluntárias Sociais da Bahia mudei a política assistencialista que existia na entidade e hoje elaboramos projetos na área da educação e, principalmente, de saúde da mulher”, destaca Fátima.

A prefeita Moema Gramacho agradeceu a Fátima Mendonça a parceria na implantação da Campanha Toque pela Vida de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, realizada em Lauro de Freitas com grande repercussão. “Este não é só um momento de discutir e trocar experiências sobre o assunto, mas a oportunidade de alertar sobre o crescimento da doença e intensificar as políticas públicas”.

A Campanha Toque Pela Vida foi ponto de partida para a implantação de uma ação permanente de combate à doença. Lauro de Freitas foi a primeira cidade da Bahia a implantar um mamógrafo na rede pública de saúde. “Políticas de prevenção e acompanhamento de mulheres diagnosticadas com a doença são serviços fundamentais, e agora lutamos para que essas mulheres possam ter o direito à gratuidade para reconstruir a mama. A melhor cura é a autoestima, completa Moema.

O secretário Estadual de Saúde, Jorge Sola, destacou que no Brasil, depois do câncer de colo do útero, o câncer de mama é o que tem maior número de óbitos. A taxa de mortalidade por câncer de mama aumentou 38,62% no país”. “Temos um projeto pioneiro no Estado, o “Saúde em Movimento”, que vai rastrear a real situação na Bahia e buscar garantir acesso dessas mulheres à rede de atendimento”

O projeto será direcionado para mulheres de 50 a 69 anos e lançado no prazo de dois meses. Segundo o secretário, em 2009 foram registradas 561 mortes no Estado. Este ano até junho foram 217. “O sucesso desta ação só será possível com as parcerias entre as gestões municipais, secretarias, ONGs e demais setores da sociedade. O Saúde em Movimento vai permitir que o sistema de saúde possa contribuir para melhorar o fluxo de atendimento e tratamento da doença”, assegurou

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ezio Moraes Dias, traçou um panorama da situação do câncer no mundo. Em 1975 eram constatados 500 novos casos, em 2000 mais de 1 milhão de casos. “Neste ano já ultrapassamos esses dados, com 1 milhão e 500 mil registros, que são causados por estresse e má qualidade de vida. Não podemos estimar quantos novos casos podem surgir, mas podemos, juntos, reduzir o número de óbitos. Que este momento entre no calendário oficial da Bahia”.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade