quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ensino-aprendizagem através do Teatro


Nessa terça-feira ( 19/07), às 9 h, mais de 175 alunos da Escola Estadual Kleber Pacheco tiveram a oportunidade de assistir oespetáculo “ Cinco contra Um”.  Essa peça teatral, com texto e atuação de Marcos Moreira e direção de Tonny Ferreira, aborda de forma humorada e crítica vários assuntos, tais como: Violência , preconceito, exclusão social, pedofilia, corrupção na política, deficiências no sistema prisional e a importância da leitura.
A peça, apresentada sob forma de monólogo, onde Marcos encarna cinco personagens, possibilitou aos alunos do Kleber Pacheco refletirem sobre a violência crescente em Lauro de Freitas, como afirmou a aluna Jéssica do 1 ano F no debate desenvolvido após a apresentação: “ A criminalidade cresce em nossa cidade e essa peça foi importante, pois, podemos refletir sobre a violência nas suas várias formas”. Já as alunas Raisa e Fabline, também do 1 ano, falaram da importância do voto e de como as políticas culturais em nossa cidade são frágeis e limitadas. Segundo essas alunas, as autoridades do município deveriam investir mais em projetos educacionais e culturais para que os jovens tenham oportunidade de expressar os seus talentos e não sejam seduzidos pelo mundo do tráfico.  Além disso, a estudante Raisa pontou: “ Não podemos querer mudar o mundo, sem que antes a mudança ocorra dentro de nós”.
No final do debate um aluno perguntou ao ator Marcos Moreira, se ele já pensou em desistir do teatro, já que é uma área de pouco reconhecimento. Moreira falou que as dificuldades são muitas e que várias vezes pensou em desistir, todavia, ele busca força e inspiração em Deus, na família e nos amigos.
No final do evento um grupo de alunos do 2 ano apresentaram uma pesquisa que foi realizada em Portão,  onde eles entrevistaram mais de 80 moradores. Nesse trabalho ficou comprovado o quanto a violência na comunidade só faz aumentar.(Em breve o Café com Notícias estará divulgando gráficos da pesquisa).
Esse evento foi promovido pelo Projeto Amantes do Conhecimento em parceria com a Escola Estadual Kleber Pacheco.
Tássio Revelat ( Historiador, Poeta e Gestor Cultural)


Fonte: Café com Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade