segunda-feira, 18 de julho de 2011

Economia brasileira dá sinais de sobreaquecimento

Por Joe Leahy Site Econômico

Lauro de Freitas divide-se entre as sumptuosas vivendas à beira-mar e as favelas a perder de vista. Este município do estado da Bahia, tem numerosas razões para estar agradecido ao homem que este ano deixou a presidência do país. Cerca de 40% das famílias do município não só recebem a "Bolsa de Família", esquema de Proteção social criado pelo governo de Lula da Silva, como têm acesso a outros programas governamentais, como a habitação subsidiada e o Restaurante Popular, que serve almoços baratos aos mais carenciados.

Lauro de Freitas é um dos exemplos de maior sucesso do "Lulismo", combinação de estado social com generosos aumentos salariais, acesso fácil ao crédito e gestão econômica estável - um modelo que terá retirado 33 milhões de pessoas da pobreza durante os oito anos em que esteve na presidência.

A América Latina olha para o "Lulismo" como uma das soluções possíveis para pôr fim a séculos de desigualdade e escasso desenvolvimento. No Brasil, porém, receia-se que esta fórmula tenha os dias contados. Na última década, o gigante sul-americano tornou-se uma importante potência, a par das emergentes China e Índia, mas, tal como elas, também começa a dar sinais de sobreaquecimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade