sexta-feira, 15 de julho de 2011

Diretora do SUAS destaca políticas sociais de Lauro de Freitas na abertura de Conferência

VIII Conferência de Assistência Social - Foto: Danilo Magalhães
Lauro de Freitas é a única cidade do país que tem uma Central de Gestão do Bolsa Família, onde além de informações e cadastramento do programa são realizadas ações de inclusão produtiva e assistência social. O trabalho desenvolvido chamou atenção da diretora do SUAS/MDS (Sistema Único de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social), Simone Aparecida Albuquerque. “Fiquei encantada com o que vi. Os beneficiários são super bem atendidos. O município vem implementando as políticas sociais em perfeita harmonia com a normativa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, afirmou a assistente social na abertura VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (14), na Unime.

Ao lado da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lourdes Lobo, a representante do MDS revelou admiração pela atuação da prefeita Moema Gramacho. “Sem dúvidas a gestora valoriza a ação social. Quando queremos saber se um governante faz uma boa gestão, basta saber se ele cuida dos pobres. Vi aqui que ela acredita numa sociedade em que os mais vulneráveis tem direito a proteção e acesso a políticas de ação social”, afirmou. Além da Central, ela destacou que fez questão de conhecer de perto o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itinga, Restaurante Popular e núcleos do Projovem.

A prefeita Moema Gramacho reconhece que a atuação no segmento social é delicada por que requer infinitas demandas. No entanto, não deixou de pontuar que muito já foi realizado no município. “Temos muitos desafios pela frente, mas é uma luta nossa ampliar as metas de políticas sociais”, destacou. Com relação à Central, a prefeita ressaltou que o serviço prestado vai além das informações e cadastramento do benefício. “Oferecemos qualificação aos assistidos para que possam adentrar ao mercado de trabalho”, frisou. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Moema pontuou ainda a preocupação com o serviço prestado a população no Restaurante Popular, cursos oferecidos pelo Banco de Alimento, programa “Mão Amiga” que envolve equipe de 132 pessoas que prestam assistência domiciliar a deficientes e acamados e atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Para a secretária Lourdes Lobo o segredo do sucesso está na maneira como é realizado o controle dos beneficiários do Programa Bolsa Família no município. Lobo destacou que os mais de 14 mil assistidos, são contabilizados através do Cadastro Único, que tem conceito máximo em avaliações realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O cadastro das cerca de 25 mil famílias é feito de acordo com o perfil sócio-econômico. A partir dele, os assistidos são encaminhados aos programas de assistência social. “Essa é política que desenvolvemos com tanto esforço e empenho”, finalizou.

Participaram da mesa de abertura a promotora do Ministério Público, Ana Paula Bacelar, o presidente do Conselho de Assistência Social de Lauro de Freitas, Antônio Jorge Andrade, a psicóloga do CRAS, Aila Cabral, e a representante dos usuários do SUAS, Zélia Maria Lima.

Durante a abertura, Simone abordou o tema da Conferência “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. Amanhã, a partir das 8h, serão realizadas apresentações culturais, seguidas da discussão e aprovação do regimento interno. Após almoço, os participantes se reúnem para debater temas, aprovar propostas e eleger os delegados que vão participar da Conferência Nacional no final deste ano, em Brasília.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade