quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cacá Leão congratula a cidade de Lauro de Freitas

Igreja Matriz - Foto: Marvin Kennedy

Para registrar a passagem comemorativa dos 49 anos de emancipação política e administrativa de Lauro de Freitas o Deputado Estadual Cacá Leão protocolou moção de congratulações na Assembléia Legislativa.

A história do município de Lauro de Freitas se inicia no século XVI, ali foi instalada uma missão jesuíta que deu origem a Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, em 1758, a região era habitada por indígenas e por situar-se numa zona próxima ao mar, que favorecia o escoamento da produção agrícola, vieram os engenhos de açúcar e com eles os negros que influenciaram fortemente a cultura local. Ainda hoje se pode encontrar descendentes de famílias escravas, guardiãs dos costumes afros, praticantes do candomblé.

No século XVII a história da cidade é marcada pela construção da matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade. A matriz se constituiu na construção mais representativa desse período colonial no Brasil.

No século passado, por volta de 1930, a Empresa Francesa de Aviação Civil Latécoére constrói o primeiro campo de aviação da Bahia na antiga fazenda Portela, que se chamou Aeródromo Santo Amaro de Ipitanga, Originalmente Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que em 1880 passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932 retornou a Salvador, até 1962 quando foi transformado em município. Onze anos depois passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.

O município de Lauro de Freitas tem uma área de aproximadamente 60 km2, sendo o segundo menor município baiano e uma população estimada em 156.936 habitantes. Possui uma economia pujante e cresceu economicamente, sendo hoje um dos grandes centros de investimento do Estado da Bahia atraindo alguns dos maiores empreendimentos da indústria e do comércio, além de ser um grande pólo universitário.

Lauro de Freitas possui um PIB de mais de um bilhão de reais. É considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia, ocupando a 3ª posição entre eles, detendo um grande pólo de "indústrias limpas". O comércio de Lauro de Freitas é concentrado na Estrada do Coco, que corta o município, mas também nos centros dos seus principais bairros. Areia Branca, Jambeiro, Capelão, Capiarara (Capim de Arara) não são mais áreas rurais e sim "áreas mistas".

O turismo também é destaque no município de Lauro de Freitas as famosas praias de Ipitanga, Villas do Atlântico e Buraquinho formam um grande atrativo de visita a cidade, bem como os Parques na Área de Proteção Ambiental do Rio Joanes. Município referência para toda a Bahia em relação à prática esportiva a cidade de Lauro de Freitas dispõe de equipamentos esportivos especiais a exemplo do Kártodromo Ayrton Senna e do Eqqus Clube do Cavalo.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade