terça-feira, 26 de julho de 2011

Cacá Leão aplaude Salinas das Margaridas

Para registrar a passagem do aniversário de emancipação política e administrativa do município de Salinas das Margaridas, que será comemorado no 27 de julho, o Deputado Estadual Cacá Leão protocolou moção de congratulações na Assembléia Legislativa.

No ano de 1881, eram inauguradas as primeiras Salinas, a região era despovoada até então, pois os núcleos habitacionais existentes na área concentravam-se na barra do Paraguaçu de um lado e Encarnação do outro, nos limites de Salinas. A Companhia Salinas da Margarida passou a existir de fato em 20 de março de 1891, pois nesta data foram aprovados os seus estatutos.

Inconformado com o atraso de sua terra natal, Salinas da Margarida, então distrito de Itaparica, o Sr. Manoel Dias de Albuquerque, conhecido como tenente Lozinho, trabalhou junto ao deputado, Padre Luís Palmeira, seu amigo desde Vitória da Conquista, e conseguiu aprovar o projeto de lei que emancipava Salinas, desmembrando-o de Itaparica, mesmo contra a vontade de alguns políticos locais da época. Em 27 de Julho de 1962, foi aprovado o projeto, sendo as eleições realizadas em outubro e o inicio do município com instalação da câmera de vereadores, ocorreu em 7 de abril de 1963. 

A industrialização do sal atraiu muitos operários dando lugar à formação e desenvolvimento do povoado. Além do sal, havia também  a exportação de piaçava nativa do dendê, mas a pesca sempre foi a principal atividade econômica. Outro aspecto de observação é a diversidade de paisagens produzidas pela geomorfologia traduzindo-se em baixada litorânea, planícies marinhas, fluviomarinhos e tabuleiro do recôncavo.

SALINAS tem área de 148,327 km², com uma população de aproximadamente 13 465  mil habitantes, esta a uma distância de 270 ou 69 (via ferry-boat) km de Salvador. A cidade realiza anualmente o melhor Festival de Mariscos da Bahia, concentrado milhares de turistas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento local.

O município de SALINAS DA MARAGARIDA vive atualmente um período de progresso e desenvolvimento e a cidade respira ares de realização com a administração do Prefeito WILSON RIBEIRO PEDREIRA, que imprime a sua gestão a competência administrativa dos grandes gestores tornando realidade o sonho de todos em ver sua cidade viver os grandes dias de progresso e desenvolvimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade