sexta-feira, 10 de junho de 2011

População e poder público interagem em conferências

Quesitos ligados a saúde, assistência social, segurança alimentar, juventude, turismo e transparência nas contas públicas serão debatidos em conferências realizadas a partir do mês de julho, no município de Lauro de Freitas. Através dessa ferramenta, será possível fomentar debates entre população e poder público, a fim de buscar soluções para os problemas apresentados pela comunidade de cada localidade. (Confira o box com a programação).

A Conferência de Assistência Social ocorre nos dias 13 e 14 de Julho. Antes do evento estão sendo realizadas pré-conferências nas localidades de Itinga, Areia Branca, Vila Praiana e Portão. Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Lourdes Lobo, esses encontros ilustram um novo modelo social em que a participação popular está em primeiro lugar. “A sociedade precisa ser ouvida”, afirma. 

Preocupação também com relação a transparência na prestação das contas públicas. A Conferência da Transparência e Controle Social deverão ser realizadas no período entre 25 de julho a 13 de novembro, conforme decreto da Presidência da República. O Controlador Geral do Município de Lauro de Freitas, Kívio Dias, explica que além de apresentar contas, as conferências também ajudam a estreitar laços entre o povo e o poder público. “Pioneiro na realização desse tipo de evento, o município pretende estimular a prática em outras cidades baianas”, frisa Dias. Lauro de Freitas, em parceria com Itabuna e Madre de Deus, CGU e a ONG Transparência Municipal, vai promover Oficina para capacitação para orientar os municípios baianos a se prepararem para as conferências municipais.

Até o dia 18 serão realizadas Conferências Distritais de Saúde. Os encontros são preparatórios para 5ª Conferência Municipal, a ser realizada de 6 a 8 de julho, e que incorpora o mesmo tema nacional: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.  Durante os debates que antecedem o evento, representantes das localidade expõem seus problemas e propôem soluções que serão encaminhadas para a Conferência Municipal. O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde estão selecionando as questões de cada bairro para debater na Conferência.

Programação:
- 5ª Conferência Municipal de Saúde, 6 a 8 de julho, na Unime.
- Conferência da Transparência e Controle Social, 25 de julho a 13 de novembro
- Conferência da Assistência Social, 13 e 14 de julho
- Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, 17 de agosto

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade