segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lauro de Freitas vacina 16 mil crianças

Os postos de saúde de Lauro de Freitas amanheceram movimentados neste sábado (18), Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) disponibilizou 250 profissionais para atuar em 13 postos de saúde, 23 pontos móveis em locais estratégicos como escolas, shoppings e farmácias, e cinco unidades volantes, que são veículos com equipes para atendimento em localidades mais afastadas. Os esforços resultam em uma das mais bem sucedidas campanhas já realizadas no município. Desde o dia 13, já foram vacinadas 16.565 crianças. A campanha segue até 22 de julho.

Ao final do Dia D, enquanto Salvador registrava 15% da população-alvo beneficiada com a vacina contra o sarampo, Lauro de Freitas atingia a marca de 49%. O município alcançou 73% da meta para poliomielite, superando em muito a média do Estado, que foi de 47%. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Lucas Carvalho Meira, a vacina da poliomielite, que previne a paralisia infantil, é destinada a crianças menores de cinco anos, e a do sarampo para menores de sete. A meta é imunizar 95% desta população, que representa 14,067 pessoas no primeiro caso e 14,878 no segundo. “A campanha está indo muito bem. Geralmente ultrapassamos a meta aqui em Lauro de Freitas” – revela Lucas Meira.

Atento à importância das vacinas, Ângelo Márcio trouxe seu filho de apenas um ano e nove meses de Catu de Abrantes (Camaçari), onde mora, para ser imunizado no Ambulatório do Centro de Lauro de Freitas. “A doença representa um grande risco, por isso não devemos deixar para vir depois” - justifica. A moradora do Centro, Sandra Correa, também levou sua filha para vacinação na manhã deste sábado. “É uma proteção para ela. Se a criança já está entendendo, é importante que a mãe a prepare conversando, explicando sobre a vacina”.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade