terça-feira, 14 de junho de 2011

Lauro de Freitas realiza prévias da Conferência de Segurança Alimentar

Prévia da Conferência de Segurança Alimentar
Foto: João Raimundo
A primeira das quatro prévias da Conferência Municipal de Segurança Alimentar de Lauro de Freitas foi realizada na manhã desta terça-feira (14), no Centro de Referência de Assistência Social de Portão (Cras). Promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASCI), os eventos têm o intuito de levantar informações sobre cada localidade, a fim de embasar a conferência e apresentar à população conceitos básicos de alimentação. Além das dicas para melhorar a saúde, os palestrantes informam sobre as políticas brasileiras de segurança alimentar e estimulam os participantes a se engajarem nas discussões.

“A boa alimentação é variada, equilibrada, em quantidade adequada e com acesso permanente e regular” – explanou a nutricionista do Banco de Alimentos, Sheila Barros, que também participará das outras prévias. A secretária da Semasci, Lourdes Lobo, destacou o avanço das políticas voltadas para o tema. “Só no dia 10 de fevereiro de 2010 a Constituição brasileira incluiu o direito à alimentação. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entendeu isso muito antes. Criou o Restaurante Popular, o Banco de Alimentos, a Cozinha Comunitária, o Programa de Aquisição de Alimentos. Para ela, o direito à alimentação é sagrado”. Ainda referentes à segurança alimentar, a Semasci desenvolveu os cursos Cocadas Regionais e Panificação e Confeitaria.

Após a conferência municipal, que acontecerá em julho, as questões locais serão levadas às conferências territorial (21 a 24 de julho), estadual (setembro) e nacional (novembro). A edição municipal adotará o mesmo tema da nacional: “Alimentação Adequada e Saudável: Direitos de Todos”. As outras prévias serão realizadas nos Cras de Itinga, dia 15, às 8h; de Areia Branca, dia 16, às 14h, e no de Vila Praiana, dia 17, às 8h.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade