quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lauro de Freitas espera receber 40 mil pessoas no São João “pé de serra”

São João 2010 - Foto: Danilo Magalhães
O resgate da tradição pé de serra, da cultura nordestina, vai imperar no arraiá que  acontece em Lauro de Freitas, nos dias 23 e 24, na Praça da Matriz (Centro). O municipio é o único da região Metropolitana de Salvador que tem característica exclusiva de forró “pé-de-serra”. A secretaria de Cultura e Turismo estima reunir cerca de vinte mil pessoas por dia para a comemoração do São João.

Barracas que vendem comidas típicas, fogueiras, brincadeiras e muito forró vão compor um espaço propício para o São João em família. Para receber o público, a Praça da Matriz ganha uma decoração especial, com balões e bandeirolas. Vinte barracas padronizadas ficarão no entorno da Praça. No dia 23, a partir das 9h, a praça será das quadrilhas com o concurso que vai reunir 12 grupos. Às 15h, a programação será interrompida para a procissão de Corpus Christi, e continua às 20h, com Zelito Miranda, Bicho de Pé e a banda local 20 Xotear. O dia 24 será animado pelo grupo teatral Casamento na Roça, Zé Costa, Acarajé com Camarão, Trio Virgulino e atração local Tenison Del Rey.

O Secretário de Cultura e Turismo, Antônio Lírio, explica que a secretaria teve o cuidado de selecionar as atrações da festa, mantendo o ritmo bem característico da cultura nordestina. “Temos o diferencial de realizar uma programação com bandas de características exclusivamente juninas”, reforçou o secretário.

Os forrozeiros vão contar com um esquema de segurança. A Polícia Militar, Civil e os guardas municipais vão garantir a tranquilidade do evento. A Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros reforçam o atendimento à saúde com duas ambulâncias e equipe médica de plantão. A Secretaria de Transportes ampliará a quantidade de ônibus para atender a população.

São João nos Bairros: No dia 23, a comunidade do Araqui vai fazer a festa na Associação de Moradores. Informações pelo telefone 8198-0820. No dia 24, o arrasta pé toma conta do Centro com o Forró Arrasta Jegue.  Nos dias 23 e 24, acontece o Samba Junino animado pela banda Samba Chão, ao lado da Escola Vovó Ciça, Itinga, às 20h. Informações pelo telefone 88375114. Em Portão, a festa será no dia 29, na Rua Queira Deus, com o Forró de São Pedro.

Veja as linhas de transporte:

Lauro de Freitas - Estação da Lapa via centenário/Vilas do Atlântico,  Praça da Sé - via Orla  e Centenário. Itinga - Estação da Lapa via Cardeal da Silva  Itinga - Terminal da França via Paralela, Av. Luís  Magalhães e Ribeira, Vilas do Atlântico - Comércio via Paralela Lauro de Freitas - Terminal da França via Itapuã/Stiep, Lauro de Freitas – Terminal da França via Paralela, Portão - Terminal da frança via Bonocô, Vida Nova - Terminal da França via Bonocô, Itinga - Estação da Lapa via Centenário, Itinga, Terminal da França via Itapuã/Bonocô.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade