segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lauro de Freitas: Decisão sobre sucessão será democrática como o governo – Por Moema Gramacho

Moema Gramacho - Prefeita de Lauro de Freitas

Estamos ainda em junho de 2011, portanto muito distante ainda do prazo legal para definição de nomes para as Eleições Municipais. Principalmente para a base do governo, que tem responsabilidade com a população e deve continuar trabalhando muito, ao invés de fazer campanha. Quem tem que se preocupar com nome é a oposição, que não tem responsabilidade com o governo, não ajuda e ainda tenta atrapalhar. Tá no seu papel, ainda que a sociedade prefira uma oposição que apresente propostas para o município, como a que nós fizemos ao grupo anterior. Até poderiam criticar os nossos 06 anos de governo, desde que comparassem com os 16 anos deles. Isso não fazem porque sabem que já perderam quando compararam apenas com os nossos 4 primeiros anos. E olha que colocaram, como eles mesmos diziam, um dos seus melhores quadros, mas que optou por uma campanha desqualificada, na ausência de resultados melhores para comparar.

Nossa base de governo é composta por 15 partidos que vêm se reunindo para discutir o fortalecimento da unidade em torno do projeto que construímos juntos. Até o momento não discutimos quaisquer nomes. Se alguém estiver se colocando como candidato, com certeza, o faz pelo seu desejo próprio, sem o aval do coletivo. É possível até que algum partido tenha discutido internamente nomes para oferecer ao coletivo, o que é legitimo. Mas não cremos que alguém esteja por aí fazendo campanha antecipada. Primeiro porque pode se dar mal com o TRE, depois seria desonesto com os outros, pois estaria se beneficiando do governo contra seus próprios companheiros dos partidos aliados. Ou seja, enquanto todos respeitam a decisão coletiva e continuam trabalhando pelo governo, alguns estariam usando o governo para sua campanha pessoal? Não concordaríamos com isso. No mínimo, seria uma atitude desleal, pois aqueles que não concordam com a decisão coletiva de governo estão livres para sair dele e fazer oposição.

Quanto à boataria de que a prefeita estaria indicando os nomes de Rui Costa, Salvador Brito ou ainda de Eva Chiavon, vale ressaltar que são excelentes quadros, que qualquer município se sentiria honrado em tê-los como gestores, como honrou e continua honrando o Governo do Estado. Mas nem os próprios, nem a prefeita nunca aventaram tal possibilidade. Portanto, para os que gostam de plantar mentiras, ou meras especulações, sem qualquer fundamento, adiantamos que nunca passou por nossas cabeças nenhum dos três nomes. O PT Municipal também nunca discutiu nomes, até porque a orientação do Diretório Nacional do PT é que nenhum Diretório Municipal está autorizado a fazê-lo, por enquanto. Não porque não os tenha, pelo contrário, temos valorosos companheiros no PT municipal com perfil para tal. Assim como em outros partidos da base do governo. 

Dito isto, esperamos que aguardem tranqüilos, porque quem vai decidir sobre o nome para a sucessão da prefeita Moema Gramacho são os partidos políticos presentes no governo, ouvindo o povo, como foi feito em 2004 e 2008 e, segundo os partidos, o processo será conduzido pela prefeita, que sempre o fez de forma democrática. Até lá, continuaremos trabalhando para responder aos anseios do povo, com a responsabilidade coletiva que temos com o projeto de desenvolvimento e inclusão social que optamos fazer em Lauro de Freitas, expresso nos resultados já obtidos e em outros em andamento.

* Moema Gramacho é Prefeita de Lauro de Freitas, Vice Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, Vice Presidente da da Associação Brasileira dos Municípios – ABM e membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores

3 comentários:

A grande questão dona Moema é que essse coletivo de dezesseis aliados é tão insiguro que quando a boiada estourar, vai ser um salve-se quem puder. Tá na cara que a Sra. prefeita tá perdendo o controle desse coletivo. Primeiro Chico Franco embasado na sua grande votação nas eleições para deputado, partio para sua campanha pessoal temendo ser engolido por Momó. Segundo Lula Maciel precionado por seus pares do PT, e com medo que Moema não traga a discursão para o partido, abrio o bocão e anunciou aos quatros cantos do mundo que seu nome está a disposição do partido e da coligação. Posição acertada até para discutir a sua reeleição para vereador, essa posição lhes dará mais força quando Moema escolher seus preferidos na corrida eleitoral da câmara, pois todos sabem e isso é público e notório que dona Moema prefere um Ariston, um Aliomar pois assim, seria mais fácil de se manipular devido a grande subserviência destas duas figuras. No comentário acima, dona Moema pega forte com a posição de Chico em antecipar a disputa eleitoral, o que causou-lhes um grande constrangimento, pois teve que mesmo não antecipando em relação a nomes, mas teve que se pronunciar informando que o coletivo de aliados, é quem discidirá seu sucessor para 2012, pura balela, até porque a intenção seria ela apresentar um nome, e exigir consenço total, mas a política não tem mais bobo dona Moema. Para os partidos nânicos foi ótimo a posição de Chico e de Lula, pois só assim ela descerá do pedestal e terá que no mínimo pedir o voto destes partidos largatixas, aqueles que só estão para balançar as cabecinhas e assim garantir mais quatro anos de boquinha na URBE.

Ok leitores. Quem quiser acreditar nesse conto de fada que um possivel sucessor da prefeita irá ganhar tudo bem, mas, a verdade é bem nitida para quem "não é cego": a Sra. está queimada em LF e governou bem nos primeiros 4 anos mas daí em diante cometeu vários deslizes e imprudências. Acho pouco provável q seu sucessor ganhe, e para o bem de todos, espero q perca bem feio!

Concordo com vc Dr. Previsão Astrológica e Adriano, vcs estão mais que certos. Momó está sem saber o q fazer e aí fica "blefando", achando q td mundo é besta pra ficar acreditando em baratino. PT em Lauro de Freitas nunca mais... Até o Lula que é da mesma pasta, na prática não é do governo. E isso é bom pq a prefeita se acha. Tds estão de olho na senhora. Tds, sem exceção.
É uma pena q os valentes da oposição na Câmara só são tres, pq os outros 9 estão comendo em suas mãos, só não sei até quando.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade