sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festa junina anima CAPS AD em Lauro de Freitas

O arrasta pé tomou conta do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Caji, na manhã de hoje (16). Em clima junino, 30 pacientes, parentes e técnicos da unidade fizeram a festa de São João. A programação teve início com um café da manhã com todas as iguarias juninas, seguido de muito forró, quadrilhas, e dança da cadeira. Atualmente, o centro atende cerca de 250 pessoas tendo como público-alvo adolescentes, jovens e adultos que queiram se tratar do uso das drogas. 

No cardápio bolos de aipim, milho, tapioca, mungunzá, milho cozido, amendoim, salgados diversos e sucos. Em meio à folia, a coordenadora técnica do CAPS AD, Eucy de Mello, salientou o quanto é importante a realização de eventos que possam gerar a interação entre pacientes, parentes e funcionários. “Nessas festas estimulamos o respeito e o contato com o próximo. Isso é muito importante no tratamento. Aqui eles passam maior parte do tempo, se sentem à vontade, felizes”, afirmou.

Dependente químico, Flávio Cerqueira (32) faz tratamento há um ano. Otimista com os resultados, ele se considera praticamente curado. “Entrei aqui com 48 kg, hoje peso 54. Considero que cheguei 0%, hoje já estou quase 100%”, assegurou. No CAPS AD as pessoas são assistidas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores. A proposta de tratamento não é que o usuário pare definitivamente, mas que seja acolhido, tratado e consiga, ao menos, reduzir o consumo.

O clima junino continuou à tarde na praça de Portão onde quadrilhas das escolas municiapais se apresentaram. A comemoração continua no dia 18 com o festival junino que será realizado na quadra da Escola Fênix, das 9h às 12h, e competição de quadrilhas, das 14h às 17h.

Programação junina de Lauro de Freitas:

Dia 19: Forró da Família, na quadra de esporte da Paróquia Santa Catarina de Sena. Informações pelo telefone 9945-4721

Dia 23 e 24: São João de Lauro de Freitas na Praça da Matriz. Concurso de Quadrilha Junina, Zelito Miranda, Bicho de Pé, Grupo teatral Casamento na Roça, Zé Costa, Acarajé com Camarão, Trio Virgulino e bandas locais, a partir das 20h.

Dia 23 é a comunidade do Araqui que vai fazer a festa na Associação de Moradores. informações pelo telefone 8198-0820.

Nos dias 23 e 24, acontece o Samba Junino animado pela banda Samba Chão, ao lado da Escola Vovó Ciça, às 20h. Informações pelo telefone 88375114.

Dia 29: A festa será na Rua Queira Deus , em Portão, com o Forró de São Pedro.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade