quinta-feira, 2 de junho de 2011

Caps organiza caminhada contra o tabagismo

Um sol de verão aqueceu a Primeira Corrida e Caminhada da Saúde, realizada na praia de Ipitanga, na manhã de domingo (29). Foram mais de 70 inscritos, de 6 a 80 anos, para a prova de 3 km, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Lauro de Freitas. Inspirado no Dia Mundial Contra o Tabagismo, 31 de maio, a intenção foi divulgar os serviços prestados pelo Caps AD de apoio às pessoas que querem deixar de fumar, e chamar a atenção para os riscos que o tabagismo representa para a saúde. O evento foi viabilizado pela Secretaria de Saúde.

O vencedor na categoria adulto/masculino foi Crispim Nascimento de Souza, de 53 anos, que cruzou a linha de chegada com 14 minutos. Apelidado de Correria, o pedreiro parou de fumar há 25 anos e se sente orgulhoso também por esta vitória. “Quando eu fumava vivia amarelo, anêmico, não conseguia correr nada. Meu desempenho aqui é um exemplo para que os mais jovens parem de fumar”.

A atleta mais idosa, Margarida Ferreira do Santos, de 80 anos, que nunca fumou, venceu os três quilômetros de areia com facilidade: “Achei que a prova foi tranquila”. Esbanjando saúde, a moradora de Itinga já pensa no desafio do próximo ano. “Enquanto tiver vida tenho esperança” – sorri.

A coordenadora do Caps AD, Eucy de Mello, acredita que os objetivos foram alcançados e planeja a segunda edição com maior visibilidade. “As pessoas gostaram, se divertiram, tiveram um domingo diferente. As próximas ainda serão melhores”. Durante o evento, houve a distribuição de panfletos educativos e os participantes puderam aferir a pressão arterial e fazer rastreamento de câncer bucal com uma odontóloga. Esse tipo de câncer é causado principalmente pelo uso do cigarro. Foram entregues 36 medalhas em quatro categorias, masculino e feminino: adulto; infantil; mais idoso; e mais jovem.

Tratamento - O Caps AD de Lauro de Freitas oferece tratamento para quem quer parar de fumar. O serviço faz parte do Programa Nacional do Controle do Tabagismo e inclui acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, em encontros grupais e individuais. Quem tiver interesse deve procurar a unidade nas manhãs de segunda, terça, quarta e sexta-feira. Não é preciso agendar. Endereço: Loteamento Recreio de Ipitanga, S/N, Quadra-14; Lote 198; Caji.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade