sexta-feira, 24 de junho de 2011

“Arraiá da Praça” leva 20 mil pessoas a Lauro de Freitas

São João em Lauro de Freitas - Foto: Danilo Magalhães
Milhares de forrozeiros lotaram o Arraiá da Praça, em Lauro de Freitas, na véspera do São João. Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Praça da Matriz (Centro), segundo estimativa da Polícia Militar (PM). Ao som do típico forró “pé de serra”, a multidão se esbaldou ao som das atrações 20Xotear, Zelito Miranda e Bicho de Pé. Hoje, a festa promete ser ainda melhor. Quem faz a folia junina é o grupo teatral Casamento na Roça, Zé Costa, Acarajé com Camarão, Trio Virgulino e Tenison Del Rey. A estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo é que 40 mil pessoas passem pela praça nos dois dias de festa.

A primeira atração a subir ao palco, na noite de ontem, foi a banda 20 Xotear. O grupo animou o público com sucessos de Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, Estacazero e Aviões do Forró. O ambiente familiar fez com que o casal, Jorge dos Santos (40) e Vera dos Santos (39) deixassem os filhos, de 8 e 10 anos, bastante à vontade. Enquanto os comerciantes dançavam forró, os meninos se divertiam no pula pula montado na praça. “Aqui está ótimo. Tem espaço para os adultos e para meninada curtir”, destacou o morador do município.

O público não parou um segundo sequer. Durante o intervalo das atrações do palco principal, bandas locais e forrozeiros faziam a animação em um pequeno palco montado no meio da praça. Fernando Lima (19) integrava um grupo de amigos que saiu de Camaçari para curtir o São João em Lauro de Freitas. “Viemos buscar o verdadeiro forró e aqui encontramos”, afirmou o jovem. Além da programação musical, o público pode desfrutar das comidas típicas oferecidas nas 20 barracas montadas no entorno da praça.

O Secretário de Cultura e Turismo, Antônio Lirio, fez questão de reforçar que o município se preocupou em montar uma programação tipicamente nordestina. “Somos destaque de toda região metropolitana já que fazemos uma festa com puro forró pé de serra”, frisou. O secretário rendeu homenagens ao presidente do Conselho de Cultura, Raimundo Neves, que faleceu no ínicio deste mês. “Não poderíamos deixar de lembrar de uma pessoa que tanto colaborou para elevar a cultura do nosso município”, lembrou.

Animada, a prefeita Moema Gramacho se juntou ao público e caiu no forró. “Nossa festa foi pensada para as famílias. Lauro de Freitas não tinha cultura de São João, mas desde 2005 começamos a realizar os festejos juninos e parece que a coisa deu certo”, salientou a prefeita. O vice-prefeito João Oliveira também esteve presente. “Nossa intenção foi proporcionar a população uma opção de entretenimento com qualidade e segurança. Estamos pertinho da capital, mas o clima faz com que as pessoas se sintam no interior”, frisou. Na frente do palco foi montado um espaço para os portadores de deficiência física.   

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Publicidade

Publicidade